A Empresa nasce de uma necessidade latente no mercado, havendo um grande gap entre prestadores de serviços de internet e tecnologia e seus compradores. Em suma, especialistas em web nem sempre detêm o conhecimento administrativo e do business de seus clientes e estes, por sua vez, não possuem as ferramentas necessárias para mensurar a real demanda da empresa e possível entrada no mundo web. A conclusão é que vemos, principalmente em empresas offline (cujo core business não é fundamentado na internet) de pequeno e médio porte, uma aquisição de serviços de internet sem o menor estudo ou planejamento e, futuramente, sem métricas de avaliação de resultados e feedback para correções do que é feito.
Empresas pulam de novidade em novidade na Internet, sentindo-se obrigadas a participar dos novos acontecimentos (redes sociais, blogs e microblogs, comunidades, mídias online, entre outros) sem um estudo inicial de posicionamento e objetivos da empresa para se tirar um proveito estruturado e qualificado dos investimentos na web. É perceptível uma falta de planejamento global das atividades da empresa na internet, resultando em inúmeras ações pontuais sem mensuração de resultados eficaz e, consequentemente, com muito pouco vínculo com o core business da empresa.
A web, portanto, deve ser apenas mais um canal para a empresa, seja ela uma empresa online ou offline, com seu respectivo core business, missão, visão e objetivos de alavancagem da empresa por meio da internet. Existem diversos motivos pelos quais uma empresa pode e deve buscar a web, como efetuar pesquisas de mercado e grau de satisfação, buscar prospecção de clientes, otimizar o SAC, promover novos produtos ou serviços, buscar novas oportunidades de negócios, gerar receita com publicidade, otimizar interação B2B com fornecedores, adquirir tecnologia para otimização de procedimentos internos, e por assim adiante
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